quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Lição 10: Noah

Lição 10: Noah

Estudo Bíblico: Leia Gênesis 6:1-7.
Por que você acha que Deus estava triste que Ele fez os seres humanos? Porque pecaram.

Por que você acha que Deus se importa quando pecamos? Por que isso importa para Ele? Deus criou os seres humanos para estar em um relacionamento amoroso com ele. A única razão que a humanidade existe é para ser amado por Deus e amá-Lo de volta. Quando o pecado humanos, eles estão traindo a Deus. Imagine um homem e uma mulher que são casados. Eles estão em uma relação de amor juntos. Se um deles faz algo ruim contra a outra pessoa, que a outra pessoa vai se sentir mal. Por exemplo, se eu tenho um caso com outra mulher, Mindy seria ferido por isso. Isso é o que é como nós e com Deus. Quando pecamos, é como estamos traindo a Deus. E isso faz Deus triste. Se eu fosse fazer batota em Mindy, uma de suas opções seria a de se divorciar de mim. Se o pecado contra Deus, a Bíblia está dizendo aqui que uma das opções de Deus é para nos matar a todos e destruir o mundo.

Leia Gênesis 6:8-22.

Por que você acha que Deus poupou Noé? Quais são algumas das diferenças entre Noé eo resto do povo que Deus havia decidido destruir?

Características
Pessoas destruídas Noé Poupado
Maldade (5) Favorecido por Deus (8)
Contínuas más inclinações e pensamentos (5) Justo (9)
Corrupto (11) Irrepreensível (9)
Cheia de violência (11) andou com Deus (9)
Obedeceu a Deus (22)

O versículo 9 diz que Noé achou graça aos olhos do Senhor, porque ele era um homem justo, íntegro entre o povo de seu tempo, e ele andava com Deus. O que significa quando se diz que Noé era justo e íntegro? Isso significa que ele não fez coisas que estavam erradas. Noé fez as coisas certas.

O que significa andar com Deus? Para ter um relacionamento com Deus.

O versículo 22 diz que Noé obedeceu a Deus. A obediência a Deus é uma grande parte de ser justo e íntegro e ter um relacionamento com Deus. Jesus disse:

Leia João 14:15.

Deus deixa claro que Noé não é o único a ser salvo, mas está a alargar a sua graça para a família de Noé. Por que você acha que Deus também salva a família de Noé do Dilúvio? Como Noé era o cabeça de sua casa, ele teria tido muita influência sobre a conduta moral de sua família. Talvez eles estivessem vivendo dignamente, assim como Noé e é por isso que eles foram salvos. Ou talvez eles simplesmente foram salvos por causa de Noah. Se Noé sobreviveu ao dilúvio e sua família não o fez, ele pode não ter apreciado Deus poupá-lo. Ele só pode ter sido pressionado e olhou para sua sobrevivência como uma maldição do que uma bênção incrível. Salvando a família de Noé poderia ter sido apenas mais um sinal da graça de Deus para com Noah.


Criado

Lição 10: Noah

Estudo Bíblico: Leia Gênesis 6:1-7.

Por que você acha que Deus estava triste que Ele fez os seres humanos?


Por que você acha que Deus se importa quando pecamos? Por que isso importa para Ele?


Leia Gênesis 6:8-22.


Por que você acha que Deus poupou Noé? Quais são algumas das diferenças entre Noé eo resto do povo que Deus havia decidido destruir?

Características
Pessoas destruídas Noé Poupado








O versículo 9 diz que Noé achou graça aos olhos do Senhor, porque ele era um homem justo, íntegro entre o povo de seu tempo, e ele andava com Deus. O que significa quando se diz que Noé era justo e íntegro?


O que significa andar com Deus?


O versículo 22 diz que Noé obedeceu a Deus.


Leia João 14:15.


Deus deixa claro que Noé não é o único a ser salvo, mas está a alargar a sua graça para a família de Noé. Por que você acha que Deus também salva a família de Noé do Dilúvio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário