sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 2: Hannah e Penninah - Rivais!


Lição 2: Hannah e Penninah - Rivais!

Iniciado discussão: (Jogar um jogo em que os alunos competem uns contra os outros Apenas sobre qualquer jogo de grupo de jovens vai fazer.).

Após o jogo, perguntar, Você já esteve em uma competição? Que tipo de coisas você competir por? (Os exemplos incluem jogos, esportes, séries, popularidade, promoções no trabalho para adolescentes mais velhos, etc)

Nós todos competem contra outras pessoas. Ou tentamos ganhar em um jogo, ou ser o melhor em um esporte, ou obter as melhores notas, para que possamos estar no topo de nossa classe e obter bolsas de estudo, ou talvez tentar ser o mais engraçado ou o mais bonito ou o mais boa aparência. Essas são todas as formas de competir contra outras pessoas.

Quais são algumas coisas boas sobre concorrência?

Quando você está competindo contra alguém, você costuma tentar mais. É divertido para competir e ver se você é o melhor em alguma coisa.

O que poderia ser algumas coisas negativas sobre a concorrência?

Pode fazer o vencedor se sentir bem sobre si mesmo, mas como é que o perdedor se sente? Se você ganhar o jogo, alguém tem de perder. Se você é o aluno mais popular em sua escola e você tem um monte de amigos e você se sente feliz com isso, alguém está se sentindo muito baixo sobre o fato de que eles não são populares, e eles não têm como muitos amigos.

Concorrência também pode fazer as pessoas com raiva ou até mesmo se odeiam. Alguma vez você já ouviu falar sobre dois jogadores em um esporte como chegar em uma briga com o outro? Alguma vez você já ouviu falar sobre dois fãs entrar em uma briga? Alguma vez você já ouviu alguém dizer: "Eu odeio essa equipe. Eles sempre nos vencer. "

Estudo da Bíblia: Em nossa história bíblica de hoje, duas mulheres estão em concorrência, e não é muito bonita.

Leia 1 Samuel 1:1-11.

Quem são as duas pessoas competindo nesta história? (Hannah e Penninah.)

O que eles estão competindo para?

Hannah e Penninah estão competindo por amor de seus maridos. Isso é outra coisa que as pessoas competem por todo o tempo - o amor de alguém. Se duas caras como a mesma garota, eles estão competindo uns contra os outros para ver qual deles pode fazer a menina como os mais. Se duas meninas como o mesmo cara, como Ana e Penninah nesta história, eles estão competindo uns contra os outros para ver qual deles pode fazer o cara como eles mais.

Ambas as mulheres são casadas com o mesmo homem (que era permitido na época), mas agora eles estão competindo para ver qual deles seu marido vai amar mais. Penninah tem muito a seu favor. Ela pode ter filhos, e isso é algo que seu marido definitivamente gosta dela. Hannah, por outro lado, não pode ter filhos, o que é um ponto importante contra ela, mas ela deve ter tido alguns outros pontos bons (como talvez ela era mais bonita ou tinha uma personalidade melhor ou era um beija melhor ou algo assim), porque ela diz que seu marido ainda a amava mais do que amava Penninah.

Assim, as duas mulheres estão em competição, e as duas mulheres se sentir mal. Hannah se sente mal porque ela não pode ter filhos, e Penninah se sente mal porque não importa o que ela faz, não importa quantos filhos ela tem, seu marido ainda não a ama tanto quanto ele ama Hannah.

Deixe-me fazer uma pergunta: O que você acha que teria acontecido se Hannah e Penninah teria parado a competir uns contra os outros? E se ambos tinham dito, "Eu não me importo se o marido a ama mais. Eu sei que ele ainda me ama também. "Será que Hannah e Penninah ter sido mais feliz se eles não estavam constantemente em competição uns contra os outros?

Acho que teria sido muito mais feliz se Hannah teria apenas disse: "Tudo bem. Eu não posso ter filhos, mas eu vou ser a melhor esposa que posso ser em todos os outros que eu posso "e se Penninah havia dito:" Tudo bem. Nosso marido gosta de Hannah um pouco mais, mas eu posso ser feliz com a minha vida de qualquer jeito. Além disso, ter ele me ama mais não é tudo. "

E se duas equipes de esportes parou mantendo a contagem, parou de competir uns contra os outros, e apenas jogou para se divertir? Se ambos fizeram o melhor que podiam, mas não importa quem realmente ganhou o jogo? Ainda seria divertido de jogar o jogo, não é? E ninguém se sentir mal por perder.

Você vê, eu acho que Deus nos criou para sermos felizes com o que somos. Nós devemos tentar o nosso melhor, fazer o nosso melhor, ser o nosso melhor, não para que possamos vencer outra pessoa, mas porque tentar o nosso melhor, fazer o nosso melhor, e sendo o nosso melhor nos faz mais feliz. E se não é tão bom quanto alguém em alguma coisa, quem se importa? Estamos fazendo o melhor que podemos fazer, e isso é tudo que podemos fazer.

Eu não acho que Deus se importa se somos melhores em alguma coisa que outra pessoa. Eu acho que Deus se importa se estamos fazendo o nosso melhor, e acho que ele seria muito melhor ter-nos ser felizes com o que somos do que se estamos ganhando ou perdendo em comparação a outras pessoas.

Então, pense sobre isso. Que tipo de coisas para você competir para? O que aconteceria se você parou de competir e apenas fez o seu melhor, e então você aprendeu a ser feliz com o seu melhor sem se preocupar com o que é melhor de outras pessoas era?

Acho que se fizéssemos isso, nós ainda estaríamos tão felizes com nós mesmos, porque nós sabemos que estamos fazendo o nosso melhor, que estavam sendo tão bons quanto Deus nos criou para ser, e que isso era suficiente. Nós não precisamos de outras pessoas para nos dizer que é o melhor. Nós sabemos que estamos fazendo o nosso melhor.



Samuel, o profeta
Lição 2: Hannah e Penninah - Rivais!

Iniciado discussão: Você já esteve em uma competição? Que tipo de coisas você competir por?


Nós todos competem contra outras pessoas. Ou tentamos ganhar em um jogo, ou ser o melhor em um esporte, ou obter as melhores notas, para que possamos estar no topo de nossa classe e obter bolsas de estudo, ou talvez tentar ser o mais engraçado ou o mais bonito ou o mais boa aparência. Essas são todas as formas de competir contra outras pessoas.


Quais são algumas coisas boas sobre concorrência?


Quando você está competindo contra alguém, você normalmente ________________________. É divertido para competir e ver se você é o melhor em alguma coisa.


O que poderia ser algumas coisas negativas sobre a concorrência?


Pode fazer o _________________ se sentir bem sobre si mesmos, mas como o ______________ sente? Se você ganhar o jogo, alguém tem de perder. Se você é o aluno mais popular em sua escola e você tem um monte de amigos e você se sente feliz com isso, alguém está sentindo ___________________ muito sobre o fato de que eles não são populares, e eles não têm como muitos amigos.


Concorrência também pode fazer as pessoas _________________ ou mesmo odeiam. Alguma vez você já ouviu falar sobre dois jogadores em um esporte como chegar em uma briga com o outro? Alguma vez você já ouviu falar sobre dois fãs entrar em uma briga? Alguma vez você já ouviu alguém dizer: "Eu odeio essa equipe. Eles sempre nos vencer. "


Estudo da Bíblia: Em nossa história bíblica de hoje, duas mulheres estão em concorrência, e não é muito bonita.


Leia 1 Samuel 1:1-11.

Quem são as duas pessoas competindo nesta história?


O que eles estão competindo para?


Ambas as mulheres são casadas com o mesmo homem (que era permitido na época), mas agora eles estão competindo para ver qual deles seu marido vai amar mais. Penninah tem muito a seu favor. Ela pode ter _____________, e isso é algo que seu marido definitivamente gosta dela. Hannah, por outro lado, não pode ter filhos, o que é um ponto importante contra ela, mas ela deve ter tido alguns outros pontos bons (como talvez ela era mais bonita ou tinha uma personalidade melhor ou era um beija melhor ou algo assim), porque ela diz que seu marido ______________________________ ainda do que amava Penninah.


Assim, as duas mulheres estão em competição, e as duas mulheres se sentir mal. Hannah se sente mal porque ela não pode ter filhos, e Penninah se sente mal porque não importa o que ela faz, não importa quantos filhos ela tem, seu marido ainda não a ama tanto quanto ele ama Hannah.


O que você acha que teria acontecido se Hannah e Penninah teria parado a competir uns contra os outros? E se ambos tinham dito, "Eu não me importo se o marido a ama mais. Eu sei que ele ainda me ama também. "Será que Hannah e Penninah ter sido mais feliz se eles não estavam constantemente em competição uns contra os outros?


E se duas equipes de esportes parou mantendo a contagem, parou de competir uns contra os outros, e apenas jogou para se divertir? Se ambos fizeram o melhor que podiam, mas não importa quem realmente ganhou o jogo? Ainda seria divertido de jogar?


Eu acho que Deus nos criou para sermos felizes com o que somos. Nós devemos tentar o nosso melhor, fazer o nosso melhor, ser o nosso melhor, não para que possamos vencer outra pessoa, mas porque tentar o nosso melhor, fazer o nosso melhor, e sendo o nosso melhor nos faz mais feliz. E se não é tão bom quanto alguém em alguma coisa, quem se importa? Estamos fazendo o melhor que podemos fazer, e isso é tudo que podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário