sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 4: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta"


Lição 4: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta"

Iniciado discussão: Peça aos alunos, quando você quer falar com alguém, você só começar a falar com eles, ou você tem que fazer alguma coisa pela primeira vez?

Você geralmente tem que chamar a atenção de alguém antes que você acabou de começar a falar com eles. Talvez você anda com eles, ou você estabelecer contato com os olhos, ou dizer o seu nome, etc

Uma vez que você tem a sua atenção, então você sabe que eles estão prontos para ouvi-lo e você pode falar com eles.

Segunda pergunta: Algum de vocês já teve Deus falar com você? O que foi? O que Ele fez para chamar sua atenção? (Discuta momentos em que Deus falou claramente para você e que Ele fez para obter a sua atenção em primeiro lugar.)

Nossa passagem bíblica de hoje é sobre um jovem que ouvia Deus falando com ele.

Estudo Bíblico: Leia 1 Samuel 3:1-14.

Deus tem uma mensagem que ele quer dizer Samuel - sobre a punição Ele está prestes a trazer o sacerdote Eli por deixar o seu pecado contra Deus filhos - mas que Deus apenas dizendo Samuel a mensagem?

Não, Deus chama o nome de Samuel e espera por Samuel para dizer: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta." Deus quer saber o que Ele tem a atenção de Samuel antes de ele começar a falar.

Você sabe, Deus quer falar com a gente também. Cada um de nós. Mas Ele está esperando para saber que estamos prestando atenção em primeiro lugar. Ele está esperando por nós para dizer: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta."

O que você acha que são algumas maneiras que podemos dizer a Deus que estamos prontos para ouvi-lo falar com a gente?

Você pode fazê-lo pela oração. Toda manhã, quando você acorda, você pode simplesmente dizer uma oração e dizer: "Deus, o que você quer me dizer, o que você quer me ensinar hoje, eu estou ouvindo."

Você pode fazer isso lendo sua Bíblia. Quando você se sentar e abrir a sua Bíblia, você está dizendo a Deus que você está pronto para ele falar com você e lhe mostrar algo em Sua Palavra.

Você pode fazê-lo vir à igreja ou grupo de jovens ou a ouvir falar outros cristãos sobre Deus. Quando você ouvir a ensinar as pessoas a respeito de Deus, você está dizendo a Deus que você está pronto para ouvir e aprender.

Se queremos que Deus fale conosco, temos de viver uma vida, precisamos ter uma atitude, que diz: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta."

Mas Samuel saber que foi Deus tentando chamar a atenção dele em primeiro lugar?

Não, ele pensou que estava Eli chamá-lo. O versículo 7 diz que Samuel não conhecem a Deus ainda. Eli teve que ensiná-lo a ouvir a Deus. Mas, depois de Samuel finalmente diz a Deus ele está ouvindo, e ele ouve Deus falar com ele esta primeira vez, você acha que Samuel vai ser confundido a próxima vez Deus tenta falar com ele?

Provavelmente não. Meu palpite é que da próxima vez Deus tenta falar com Samuel, Samuel vai lembrar este tempo e que ele estará pronto para ouvir a mensagem de Deus imediatamente.

Esse é um tipo de como nós. Pode ser difícil para nós ouvir Deus falando a nós agora, mas se tivermos o hábito de escuta de Deus - se tivermos o hábito de orar e ler as nossas Bíblias e ouvir os outros cristãos conversar e nos ensinar - então se tornará mais fácil e mais fácil para nós saber e ouvir quando Deus está falando conosco. Nós vamos se acostumar com isso e vai estar pronto para quando acontecer.

Leia 1 Samuel 3:15-18.

Será que Samuel quer dizer Eli que Deus disse a ele?

Não.

Por que não?

Porque a mensagem que Deus lhe deu foi contra Eli.

Mas Eli fez Samuel dizer-lhe a mensagem de qualquer maneira. Você acha que Deus queria que Samuel diz Eli a mensagem?

Sim. As coisas que Deus nos diz, as coisas que Deus nos ensina, nunca são só para nós. Deus nos ensina coisas, para que possamos aprender, mas também para que possamos ensinar outras pessoas.

Você pode imaginar se um pastor aprendeu todos os tipos de coisas a respeito de Deus e da Bíblia, mas nunca disse a ninguém o que tinham aprendido? Isso seria tolice.

Isso porque quando aprendemos coisas sobre Deus, que é suposto para ajudar outras pessoas a aprender as mesmas coisas.

Quando você aprende algo sobre Deus, não apenas mantê-la para si mesmo. Dizer às outras pessoas para que possam aprender também.

Leia 1 Samuel 3:19-21.

Assim, os dois pontos de hoje são: Ouça Deus falando com você. Diga a Ele que você está pronto para ouvir e aprender. Tenha o hábito de ouvir a Deus. Então, quando Deus lhe ensina algo, ou mostra alguma coisa, dizer às outras pessoas para que possam aprender também.



Samuel, o profeta

Lição 4: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta"
Discussão Starter: Quando você quer falar com alguém, o que você tem que fazer?


Algum de vocês já teve Deus falar com você? O que foi? O que Ele fez para chamar sua atenção?


Nossa passagem bíblica de hoje é sobre um jovem que ouvia Deus falando com ele.


Estudo Bíblico: Leia 1 Samuel 3:1-14.


Deus tem uma mensagem que ele quer dizer Samuel - sobre a punição Ele está prestes a trazer o sacerdote Eli por deixar o seu pecado contra Deus filhos - mas que Deus só começar a contar Samuel a mensagem?


Deus chama o nome de Samuel e Samuel ________________ para dizer, "___________________
____________________________________________________________________________. "Deus quer saber o que Ele tem _______________________ Samuel antes que ele começa a falar.


Deus quer falar com _________ também. Mas Ele está esperando para saber que a atenção _____________ pagar primeiro. Ele está esperando por _______ a dizer: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta."


O que você acha que são algumas maneiras que podemos dizer a Deus que estamos prontos para ouvi-lo falar com a gente?


Mas Samuel saber que foi Deus tentando chamar a atenção dele em primeiro lugar?

Depois Samuel finalmente diz a Deus ele está ouvindo, e ele ouve Deus falar com ele esta primeira vez, você acha que Samuel vai ser confundido a próxima vez Deus tenta falar com ele?


Deus Da próxima vez tenta falar com Samuel, Samuel vai lembrar este tempo e ele vai ser _________ para ouvir a mensagem de Deus imediatamente.


Esse é um tipo de como nós. Pode ser difícil para nós ouvir Deus falando a nós agora, mas se ficar no ____________ de ouvir a Deus - se tivermos o hábito de orar e ler as nossas Bíblias e ouvir os outros cristãos conversar e nos ensinar - então torna-se _____________
_____________________________ Para nós saber e ouvir quando Deus está falando conosco. Nós vamos se acostumar com isso e vai estar pronto para quando acontecer.


Leia 1 Samuel 3:15-18.


Será que Samuel quer dizer Eli que Deus disse a ele?


Por que não?


Mas Eli fez Samuel dizer-lhe a mensagem de qualquer maneira. Você acha que Deus queria que Samuel diz Eli a mensagem?


As coisas que Deus nos diz, as coisas que Deus nos ensina, são ______________ só para nós. Deus ensina-nos coisas para que possamos _______________, mas também para que possamos ___________ outras pessoas.

Leia 1 Samuel 3:19-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário